domingo, julho 27, 2003

Tarde passeando e comendo (muito e bem) no Festival do Japão. É engraçado como eu passei a maior parte da minha vida rejeitando minha descendência, andando só com "não japoneses", não querendo aprender a língua, respondendo em português o q a minha avó me dizia em japonês, detestando toda a culinária típica, a música, os livros, tudo. Hoje eu acho q fiz isso para poder romper com a questão machista tradicionalista e para poder definir uma identidade, apesar q eu tb tenho q incluir q o meu pai sempre teve uma personalidade contestadora, rejeitando até certo ponto os moldes culturais (ele fez questão q a minha mãe fizesse faculdade, nunca conversou conosco em japonês e me apoiou qdo eu decidi ir morar sozinha apesar de todos os protestos e reclamações do resto da família). Mas ultimamentente eu sinto uma vontade crescente de conhecer melhor a cultura, de falar a língua, de resgatar aquilo q meus avós tentaram me ensinar e eu me recusei a aprender, é claro q isso não acontece sem muita relutância e conflito interno, pq eu tenho uma imagem muito ruim do Japão e dos japoneses, apesar de me sentir estranhamente atraída e nostalgica em eventos como os q eu fui hoje, tendo lampejos de coisas q meu avô (q eu adoro e admiro) tinha, dizia e fazia. Talvez as coisas fossem mais fáceis não tivesse lutado tanto contra a maré, mas eu nunca vou saber.

Nenhum comentário: