terça-feira, julho 08, 2003

Ontem, conversando com um dono de uma livraria japonesa onde eu fui comprar uns livros, e depois, de novo, á noite, voltando de metrô com uma das senseis do bunkyo, eu fiquei impressionada com a idéia de morar em um país por anos e anos, ou a vida inteira, e mesmo assim não aprender a língua desse país. Pois é, o dono da livraria, um senhor de uns 50 anos nasceu no Brasil e a sensei está aqui há 8 anos, mas os dois só sabem falar japonês, eu até perguntei se eles falavam português, mas os dois responderam q nunca precisaram, pq eles só conversam com gente q fala em nihongo... Maluco isso... Significa q eles nunca saem do círculo de pessoas e lugares conhecidos... Acho q eu não conseguiria fazer isso nem se tentasse, sou louca para puxar papo com gente nova, ficar sabendo o q eles fazem, como eles vêem as coisas, curiosidade pura. É definitivamente, não conseguiria...

Nenhum comentário: