domingo, agosto 17, 2003

Ontem acabei indo num casamento judaico - o primeiro da minha vida, diga-se de passagem - aquele mesmo para o qual eu fui ajudar minha mãe escolher uma roupa, e foi bem divertido! Boa música, comida ótima, lugar lindo, noivos felicíssimos, cerimônia super-musical, light e belíssima! O q eu achei meio louco é a maneira como as pessoas não tem muito respeito pelo significado de uma cerimônia de casamento, primeiro, enquanto o rabino falava, um monte de senhoras batendo papo, depois dois cinegrafistas e quatro fotógrafos transitando e atrapalhando no altar, em seguida, a noiva, invés de prestar atenção nas bençãos q os pais, o rabino e o cantor davam, ficou dando instruções para uma fotógrafa (bem de leve, mas deu para perceber). Todo mundo parecia mais preocupado com a roupa da noiva, a comida e a bebida do que com a celebração de um momento muito significativo na vida de duas pessoas, qdo vc assume responsabilidade por alguém q não tem seu sangue, qdo vc torna a sua vida uma só com a de outra pessoa, um compromisso assumido diante de todas as pessoas q lhe são queridas. E o q eu achei mais legal da cerimônia judaica: é extremamente musical, os noivos fazem um contrato em hebraico, q é lido pelo rabino, q também faz uma benção em nome dos antepassados, e ele falou uma coisa linda sobre como "casa", de acordo com a Cabala tem valor de 312, e como os dois tem q transformar uma casa em um "santuário", q tem valor de 344, e q os 32 de diferença devem ser completados com "amor", incluindo todas as suas formas, como compreensão, paciência, carinho e principalmente tolerância e finalmente eu entendi o significado de quebrar um copo... Muito bonito...

Nenhum comentário: