quinta-feira, agosto 11, 2005

No iPod: "Les Temps Changent" - MC Solaar - eu saí do show do Cake tendo desistido de ir em shows de novo tão cedo, tinha desencanado do MC5, do Moby, do Slipknot, do System of a Down, de tudo. Mas aí vi no jornal q o MC Solaar vai vir p/ o Brasil e endoideci, TENHO q ir no show dele.

Vou explicar por quê: Qdo eu tinha 17 anos fui p/ Paris, e naquela época eu ouvia principalmente rock, punk, talvez um pouco de MPB, sei lá, nem lembro mais. Na minha primeira 3a. feira lá, conheci uma menina francesa (as duas fomos barradas na porta do Queen Club e começamos a bater papo) e ela me levou à uma boate chamada Le Saint, no meio do Quartier Latin. O lugar era uma portinha, com um leão de chácara enorme na porta, hoje eu provavelmente não teria seguido uma semi-desconhecida porta adentro, mas naquela época eu não pensava muito; Passando a porta eram dois passos e uma escadaria gigante... para baixo. A boate era literalmente um clube underground, numa espécie de catacumba, e ás vezes a chave caía e a força acabava no meio da música, as pessoas eram esquisitas, mas a atmosfera era maravilhosa.

E foi nessa noite q eu fui apresentada ao MC Solaar. Ele, e a lembrança daquela noite, são os responsáveis por eu gostar de rap e cultura hip hop. Como se não bastasse o choque daquela boate claustrofóbica, cercada de gente falando uma língua desconhecida, o q saía das caixas de som era algo totalmente diferente, era uma batida forte, uma voz grave, com tanta raiva qto o Napalm, e ele não estava gritando, ou cantando, ele estava discursando mesmo (Rhythm and Poetry) e eu fiquei c/ ódio de não entender Francês ainda. E fiquei fascinada por aquelas pessoas "cantando" junto uma ou outra música, e o jeito como eles se mexiam, como eles falavam comigo, e não, eu não estava drogada, ou bêbada e mesmo assim fiquei encantada e realmente me senti em outro país, em outro planeta, outra galáxia.

Três anos depois eu conheci outra menina parisiense e ela frequentava o Le Saint e a nós conversamos por quase 1 hora sobre o lugar. Dez anos depois eu conheci um garoto parisiense e ele amava MC Solaar e nós 'cantamos' Solar Pleure juntos, e ele tb conhecia o Le Saint, mas só de nome, ele era muito novo p/ frequentar a casa.

Nenhum comentário: