terça-feira, novembro 16, 2004

"A vida é cheia de mentiras, mas a maior de todas é a matemática. Isso fica particularmente claro no campo da probabilidade... Quando chegamos aos finalmente - quando vc realmente chega a essência da existência - há apenas uma possibilidade matemática: Tudo é 50-50. Algo ou vai acontecer, ou não vai.
Quando vc joga uma moeda, qual a possibilidade de obter cara? 50-50. Ou vai ser cara, ou não vai. Quando vc rola um D6, qual a possibilidade de obter um 3? 50-50. Ou vc vai ter um três, ou não vai. Isso é a realidade. Não caia na armadilha lógica e infantil de "é uma chance em seis"... Ou vc vai rolar um três, ou não vai; não há outras alternativas. O futuro não tem memórias. Certas coisas podem ser impossíveis, e certas coisas podem ser garantidas - mas não há uma escala de talvezes. Talvez algo aconteça, ou talvez não. Isso é tudo que há. Qual a chance da sua irmã morrer de câncer de ovário no próximo verão? 50-50 (ou ela vai morrer de câncer de ovário, ou não vai)... Algo vai acontecer, ou não vai. Existem duas possibilidades, e as duas são plausíveis e desconhecidas. A probabilidade é 2:1. Esses são os fatos.
... Matemática não é religião. Matemática é anti-religião, porque ela divide a gravidade da única equação imperativa da vida : Ou algo é verdadeiro, ou não é. Faça ou não faça; não há tentar."

Tradução livre de trecho de Sex , Drugs, and Cocoa Puffs - de Chuch Klosterman
PS. Iti, sorry pelo exemplo do D6, mas é o q o cara escreveu...

Nenhum comentário: