quinta-feira, março 20, 2008

No iPod: "Bluebeard" - Cocteau Twins

Desde 2a eu pensei em escrever várias coisas, mas na verdade, várias coisas sobre um só assunto. O Tibet, ou melhor a ocupação chinesa e o levante Tibetano.

Quis escrever sobre como uma das partes mais marcantes da minha viagem à Índia foi finalmente ir a Dharamsala, e sobre os monges e os refugiados e as pessoas que conhecemos lá. Sobre o clima geral do lugar. Sobre como eu chorei, maravilhada com a vista do Himalaia, no Complexo Tsuglagkhang, no mesmo pátio de onde o Dalai Lama agora tem dado entrevista precisando ouvir que o Primeiro-Ministro da China o chama de "Lobo vestido em roupas de monge".

Pensei em escrever sobre como uma das imagens que me marcou na infância ainda, era uma foto de dois monges, de joelhos, cercados por soldados chineses, de pé, que forçavam um a atirar no outro, a expressão facial do monge com a arma na mão eu ainda não esqueci.

Eu não sei como reagiria se a minha cidade ou meu país fossem ocupados por outro país, especialmente um que vive num regime ditatorial, que me proíbe de exercer minha fé, que acredita ter o direito de prender e torturar qualquer pessoa. Talvez eu lutasse, talvez eu fugisse, talvez eu tentasse a resistência pacífica, não sei. Só sei que a China, independente da opinião mundial, não está disposta a conversar ou rever sua posição, como lutar quando o inimigo é irracional em grande medida? E que pra piorar é considerado um "gigante econômico"? Que não tem medo de causar quantas baixas, civis ou militares, forem necessárias para atingir seu objetivo?

Sei que eu pensei, pensei em tantas, tantas coisas para dizer, mas invés disso eu acabo é chorando todo dia, cada vez que vejo novas notícias e agora as fotos e vídeos que estão aparecendo.

Eu assisti uma entrevista de um historiador essa semana na CNN, um tal de David Wallechinsky e ele disse que o grande erro foi aceitar que as Olimpíadas fossem realizadas em um país com regime ditatorial, que a votação no Comitê Olímpico foi ganha com uma vantagem mínima, porque muitos discordaram, mas no fim, razões econômicas prevaleceram e a China vai sediar as Olimpíadas. Eu entendo que um boicote pelos atletas não vai acontecer, especialmente porque a maioria dos esportistas realmente prefere manter-se apolítico, e eles se preparam a vida inteira para um evento assim, e pode ser que o ápice físico de muitos seja só agora, uma só chance e por isso eu entendo que as Olimpíadas vão acontecer "normalmente".

Por outro lado, as Olimpíadas em Beijing é bom, porque foi algo que colocou mais fogo ainda no movimento pela Independência do Tibet, por isso, mesmo que com baixas, mesmo que pouca coisa de concreto consiga ser realizada, pelo menos eles não estão vendo seu país ocupado sem tomar uma atitude. E isso eu sempre acho louvável.

Enfim, eu sou contra 'ocupações', seja pelos EUA, seja pela China, eu sei que foi isso que formou muitos dos 'países' que temos hoje, mas o passado não justifica o presente e o futuro. E por mais que o meu blog seja sempre alienado tem coisas que eu não consigo não escrever e talvez eu fique mais um pouco pensando em escrever só sobre isso.

Links:
http://topics.edition.cnn.com/topics/tibet
http://www.freetibet.org/

Nenhum comentário: