quinta-feira, agosto 06, 2009

Então, sobre a lei "anti-fumo". Me irrita a idéia e não é porque eu sou fumante, mas sim porque não cabe ao Estado intervir dessa forma autoritária.

Assim, eu concordo plenamente que os não-fumantes não devem se tornar fumantes passivos de forma involuntária, eu sei que fumaça de cigarro faz mal à saúde e concordo que ninguém deve ser sujeito à ela se não quiser, sei que não basta traçar uma linha imaginária em um restaurante dizendo "aqui pode fumar porque a fumaça não vai ultrapassar a minha linha imaginária". E mesmo sendo fumante, às vezes o cheiro de cigarro me incomoda, não gosto de ficar fumando em lugares fechados, bani cigarro do meu quarto e abomino chegar em casa e a sala estar cheirando a fumaça.

O O'Malleys fez uma pesquisa e menos de 30% dos clientes deles, um pub, é fumante, por isso eles decidiram se antecipar à lei e a partir de hoje o bar inteiro é "não-fumante". Eu super apoio, sei que eu sou minoria, sei que incomodo algumas pessoas, mas isso não dá ao Estado o direito de intervir me proibindo de fazer algo que o estabelecimento privado me permite!

É como o Estado dizer que é obrigatório o uso de cinto de segurança no carro! Eu parei de usar quando virou obrigatório! Dentro do meu carro, pelo qual eu paguei e pelo qual eu pago imposto super alto, a decisão de arriscar minha saúde e integridade física é minha!! Não cabe ao Estado decidir por mim dentro do meu espaço privado! A mesma coisa o dono de um estabelecimento comercial! Não cabe ao Estado decidir! Cabe aos clientes do estabelecimento decidirem se querem ou não freqüentar um determinado local em virtude do que é permitido lá dentro!

Já existiam vários restaurantes onde era proibido fumar, não precisava o Estado intervir autoritariamente na livre-contratação e livre-arbítrio dos indivíduos! Do mesmo jeito que existem vários restaurantes vegetarianos, naturais, que utilizam produtos orgânicos, e quem quiser freqüenta esses locais! É uma escolha! O Estado não pode banir todos os botecos que servem frituras e decidir cobrar multa de quem não oferecer só produtos saudáveis aos seus clientes! É isso que realmente me irrita.

Mas no fim, foi por isso que eu fui fazer Direito. Meu mentor na GV avisou, "em muito pouco tempo quem não conhecer seus direitos será completamente dominado por um Estado autoritário e intervencionista", foi por isso que fui conhecer meus direitos e aprender a me defender.

Nenhum comentário: